terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por que quando misturamos água com álcool, a água esquenta?

  Formulei essa pergunta porque fiz essa experiência e ninguém soube me responder e desde então quis saber porque quando misturamos água com álcool, a água esquenta. Já que ninguém sabia me responder, fui atrás da minha própia resposta.


 * A fabricação do álcool: O álcool é obtido através de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, beterraba, mandioca entre outros.Para se ter uma idea, com 1 hectare de cana-de-açúcar produz mais de 3.000 litros de álcool.


 * Após o corte: Depois de cortado, a cana-de-açúcar é levada pra a usina, onde é tirada a sujeira mais ''grossa'', lavada e moída.


 *A obtenção do álcool: É feita através da fermentação, acrescentado água e um pouco de ácido ao melado.


 Bom, agora que já sei como é produzido o álcool, vou atrás de saber a minha ''pergunta principal'' e tirar essa pulga atrás da orelha... Depois de muito procurar finalmente achei o que tanto esperava:


 Na primeira reação, quando as forças solventes e solutas são rompidas, o processo é dito endotérmico, a solução esfria. No entanto, na segunda etapa, ocorre a formação das ligações soluto-solvente que libera bem mais energia do que foi absorvido, então a solução esquenta.
Quanto ele esquenta, uma solução com 50% de água, o aumento de temperatura é "substancial".



 Que tal você fazer essa experiência?

Um comentário: